RSS

2 meses – Manchas na visão depois da cirurgia de correção a laser – Femto Lasik

18 fev

cats

Como sempre, gosto de compartilhar minha recuperação com vocês.

Há uma semana comecei a ver ”floaters” ou ”moscas volantes”  em português.

A minha está muito parecida com a numero 1 e a 2, são pequenas e bem clarinhas, finas e uma perto da outra. Liguei para meu médico e ele me disse que é muito normal e que se dentro de 1 semana não sumirem, devo ligar novamente e marcar uma consulta. Não me incomoda para ver as coisas, mas quando vou ler incomoda um pouco pois a impressão é de que o olho está sujo.

Minha visão essa semana ficou um pouco mais embaçada mas nada que me preocupasse pois eu continuava a enxergar e ler de longe, mas senti uma diferença. Agora já voltou ao normal. Como sempre não tenho olhos secos, nem halos, nem glares, a não ser esses ”floaters’‘.

Dei uma pesquisada sobre esse problema:

O que causa manchas na visão depois de uma cirurgia de correção a laser?

Segundo o site MedicineNet, as manchas na visão não apresentam risco à saúde e normalmente são apenas leves e somem rapidamente, porém ainda assim podem ser irritantes e até atrapalhar a visão de uma pessoa. O tratamento a laser pode ser usado, mas em alguns casos a própria existência das manchas é um efeito colateral de uma cirurgia de correção visual.

Identificação

As manchas na visão são pequenas “bolinhas” que flutuam sobre a visão do indivíduo, podendo aparecer em um dos olhos ou em ambos. Isso nada mais é do que um depósito de substâncias no humor vítreo (a substância gelatinosa entre a lente ocular e a retina) que normalmente some sem tratamento algum.

Cirurgia refrativa

Na cirurgia a laser de correção da visão, como no procedimento LASIK, o cirurgião cria uma abertura na córnea (a janela transparente do olho) ao dobrá-la para cima para que consiga trabalhar com o tecido abaixo dela, e então a fecha depois do fim do procedimento. Em alguns casos, a abertura não volta a aderir ao olho corretamente ou possui algumas rugosidades, o que pode causar manchas na visão e até pontos cegos.

Visão flutuante

A visão flutuante é um efeito colateral normal na cirurgia de correção a laser, e deve desaparecer depois de três meses de cirurgia. Seus sintomas incluem não apenas as mudanças na acuidade visual, pontos cegos e sensibilidade extrema à luz, mas também a ocorrência de manchas na visão.

Cura

As manchas podem ocorrer depois de uma cirurgia de correção da visão como parte natural do processo de recuperação, já que o procedimento ajusta e remove tecidos oculares, irritando as funções normais do olho. Apesar do laser utilizar uma precisão extrema, o olho é um órgão extremamente sensível, e ajustes em sua anatomia podem causar reações em outras regiões do órgão, sendo as manchas um efeito colateral leve.

Infecção

Apesar de incomum, a infecção pode ocorrer depois de uma cirurgia de correção a laser. Se você perceber inflamação junto da infecção, a região gelatinosa do olho pode começar a se liquefazer, causando inconsistências em seu peso e derrubando pedaços mais pesados, o que resulta em manchas na visão.

Tratamento

O relatório disponível no site MedicineNet afirma que a maioria das manchas diminui e desaparece com o tempo sem tratamento, e também que as opções de tratamento são muito limitadas, já que não existe colírio ou medicações para tratar essa condição. A cirurgia YAG é uma opção, mas só deve ser considerada quando existem muitas manchas que prejudicam a qualidade de vida e não apresentam sinais de redução.

Fonte: http://www.ehow.com.br/causa-manchas-visao-depois-cirurgia-correcao-laser-fatos_151017/

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 Respostas para “2 meses – Manchas na visão depois da cirurgia de correção a laser – Femto Lasik

  1. Ana Paula

    22 de agosto de 2014 at 15:09

    Olá fiz cirurgia lasik e tbm notei uma mosquinha desta so meu olho esquerdo… na verdade tinha alguma coisa já antes do olho direito (antes da cirurgia) porém menos nítida que esta que apareceu após a cirurgia… tenho esperança que suma pois atrapalha um pouco… a tua já sumiu?

     
    • patthysoto

      7 de setembro de 2014 at 6:30

      Ana Paula eles dizem que somem depois de 1 mês, mas não eh verdade, depois a secretaria do médico me disse que vc se ACOSTUMA e por isso “deixa de ver”. Mas de todo jeito eh bom vc procurar o médico e dizer a ele.😉

       
  2. bruno

    11 de junho de 2015 at 4:05

    Oi, operei prk há 2 meses e notei essas moscas volantes na minha visão. Estou decepcionado com minha cirurgia, pois decidi fazê-la porque passei em um concurso militar. Tinha 3 graus de miopia e um pouco de astigmatismo, com isso nao tinha acuidade visual suficiente para o cargo. Estou muito triste, pois tenho exame médico pela frente. Não consigo mais ir a faculdade e estudar… Estou com medo de ser algum problema sério, terei outra consulta com o médico amanhã

     
  3. diandepaula

    11 de novembro de 2015 at 11:33

    Oi Patthy.
    Parabéns pelo site!

    Fiz a cirurgia Lasik há menos de 2 meses, e de uns 4 dias pra cá comecei a reparar nas tais ‘moscas volantes’.
    A verdade é que eu já as tinha antes da cirurgia, mas agora elas estão muito mais evidentes e insuportáveis!

    As suas já sumiram?

    Ah, minha cirurgia ainda está em fase de ‘recuperação’ e estou aplicando colírios hidratantes de 4 a 5 vezes ao dia.
    Me diga mais uma coisa: a sua recuperação foi meio ‘confusa’?
    Digo isso porque há dias que a visão parece perfeita e outros dias que a mesma parece regredir (tipo um leve grau de embaçamento).
    Sei que ainda estou em fase de recuperação, uma vez que o médic disse que o resultado final pode levar ate 6 meses.

    Desde já obrigado pelas dicas e por compartilhar suas experiencias – que nos ajudam muito!

    abraço

     
    • patthysoto

      18 de novembro de 2015 at 22:17

      Olá! Não até hj ainda existem, mas já me acostumei. Não vou saber te dar uma previsão da minha visão, estavam muito bem, claro Q uma vez ou outra ficava meio embaçado mas eu achava Q era por forçar. Como engravidei e tive diabetes gestacional, a visão muda tbm. Tive parto normal e “dizem” Q pela força que fazemos o grau pode mudar. Ainda está recente pra eu fazer uma análise pois ganhei a bebe semana passada.
      Obrigada pelos elogios e que bom que pude ajudar em alguma coisa.🙂
      Boa recuperação pra vc!!!!

       
  4. Thiago Guedes

    27 de novembro de 2015 at 16:14

    Fiz a LASIK comum em 30/06/2015. Não pesquisei muito sobre riscos. Só conversei com colegas que fizeram e aprovaram. tivesse eu pesquisado amplamente em foruns e blogs como o seu patthy, jamais teria feito.
    Só uma dica: façam logo o mapeamento de retina para saber se o descolamento do vitreo (que é o que causa as moscas volantes) não está prejudicando a retina. E bem vindo ao clube dos que terão que fazer esse mapeamento de retina uma vez por ano para sempre. Os que tinham miopia alta, com ou sem cirurgia refrativa deverão fazer, pois estão predispostos a isso.
    Nenhum médico vai dizer que foi a cirurgia que causou isso, mas se você procurar na Internet vai ver um monte de gente que só teve moscas volantes depois da cirurgia. As minhas apareceram exatamente três meses depois. Então negar que tem relação com a cirurgia é canalhice e mais canalhice ainda é não dizer isso ao paciente antes da cirurgia. A verdade é que se os médicos dissessem todos os riscos, ninguém faria.
    Hoje, cinco meses depois, ainda preciso usar colírio para ressecamento.
    As moscas volantes podem desaparecer por dois motivos: 1. as opacidades sentam no fundo do olho e só vai sair se você ficar mexendo forte; 2. seu cérebro engana você, ou seja, não mais as percebe, você literalmente se “acostuma”.
    Um outro médico me disse que o lasik cria um vácuo de pressão para fazer o flap e é essa pressão que pode danificar as estruturas internas do olho. Disse que na sua clinica ele não faz mais lasik, só PRK. Mas agora li aí em cima que um colega fez PRK e ainda assim esta com moscas volantes.
    Boa recuperação para todos nós.
    Se alguém quiser interagir, oliverguedes@gmail.com.

     

Deixe uma resposta

 
